Encontram-se abertas, até 1 de maio de 2023as candidaturas à unidade de formação contínua (UFC) Perigos Químicos na Cadeia Alimentar”, promovida pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), ao abrigo do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos.

Com início das atividades letivas previsto a 17 de maio de 2023, esta formação – creditada em 2 ECTS – tem como destinatários profissionais da Indústria Alimentar, Alimentação Coletiva, Restauração e Hotelaria; consultores da área alimentar e responsáveis da segurança e qualidade; e profissionais do sector agroalimentar e profissionais de saúde e demais interessados.

No final do curso, os participantes deverão adquirir competências que lhes permitam “saber identificar os diferentes perigos químicos presentes na cadeia alimentar”; “conhecer os referenciais normativos (estatutários e regulamentares)”; “conhecer as boas práticas e as estratégias para evitar a formação e exposição aos mesmos”; estar “capacitados para elaborar medidas preventivas e medidas corretivas (correções e ações corretivas) nas etapas da produção e do processamento de alimentos quer em ambiente industrial, bem como na restauração”; e adquirir “conhecimento técnico-científico para a orientação na tomada de decisão perante a escolha de produtos alimentares mais seguros e saudáveis”.

Estão também disponíveis Bolsas de Incentivo para formandos que frequentem esta formação.

Mais informações sobre os conteúdos programáticos, o processo de candidatura e o calendário do curso podem ser consultadas aqui.