Encontram-se abertas, até 23 de abril de 2023as candidaturas à  unidade de formação contínua (UFC) «Métodos Quimiométricos em Análise Química», promovida pela Faculdade de Ciências  da Universidade do Porto (FCUP), ao abrigo do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos.

Com início das atividades letivas a 25 de maio de 2023, esta formação – creditada em 9 ECTS –  está concebida para pessoas sem conhecimentos prévios em métodos quimiométricos. Será também útil para pessoas que procuram atualizar o seu conhecimento na área, através da discussão de casos de estudo relevantes e de inovações introduzidas nos documentos normativos.

No final do curso, os formandos deverão ter desenvolvido competências «na aplicação de software comercial para análise de dados», que lhes permitam compreender «o propósito dos métodos quimiométricos», a «função do Desenho Experimental e dos Métodos de Taguchi na melhoria da qualidade de uma análise química», «as vantagens e desvantagens dos métodos quimiométricos e do desenho experimental» e «a função do Desenho Experimental e dos Métodos de Taguchi na melhoria da qualidade de uma análise química»; estabelecer «critérios de seleção das melhores técnicas quimiométricas para análise de dados multivariados e para Calibração multivariada»; utilizar «técnicas de decomposição multicomponente em análise química quantitativa»; e identificar «situações onde se devem aplicar os Métodos de Taguchi», por forma a permitir-lhes a criação e execução de «um planeamento experimental robusto (Taguchi)» e a análise dos «resultados experimentais que daí resultem».

Estão também disponíveis Bolsas de Incentivo para formandos que frequentem esta formação.

Mais informações sobre os conteúdos programáticos, o processo de candidatura e o calendário do curso podem ser consultadas na página do curso.