Encontram-se abertas, até 24 de março de 2025, as candidaturas à unidade de formação contínua «Introdução à ótica espacial», uma formação promovida pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) ao abrigo do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos.
Com início das atividades letivas a 22 de abril de 2025, esta formação – creditada em 1,5 ECTS – tem como destinatários «Licenciados ou Mestres STEM (ciências, tecnologias, engenharias, matemáticas) que tenham tido formação de Física e Matemática durante a Licenciatura», bem como «[d]etentores de um curriculum escolar, científico ou profissional nas áreas acima referidas».
«Os principais objetivos desta unidade de formação são: analisar as várias aplicações da ótica espacial, desde a observação da Terra às telecomunicações, apresentar os princípios físicos da ótica de formação de imagem, introduzir os sensores digitais de imagem [e] avaliar os vários métodos de calibração de sensores e imagens».
Mais informações sobre os conteúdos programáticos, o processo de candidatura e o calendário letivo podem ser consultadas aqui.