Encontram-se abertas, até 8 de março de 2023, as candidaturas à unidade de formação contínua (UFC) Informação Alimentar e Nutricional na Restauração e na Indústria Alimentar – Literacia em Alimentação e Nutrição (InfoLabel)”, promovida pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), ao abrigo do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos.

Com início previsto para o dia 23 de março de 2023, esta formação – creditada em 1,5 ECTS – tem como destinatários profissionais do sector agroalimentar (licenciados em ciências da nutrição e áreas afins, técnicos operacionais, consultores, responsáveis da segurança e qualidade e outros profissionais com responsabilidade na oferta alimentar).

No final do curso, os participantes deverão adquirir competências que lhes permitam: “conhecer as obrigações legais e especificidades da rotulagem de géneros alimentícios pré e não pré-embalados” (…);  “compreender a dinâmica da legislação da rotulagem a nível europeu e nacional” (…); “saber quando e como aplicar menções obrigatórias vs facultativas” (…); “identificar os aspetos mais prementes da rotulagem e aplicá-los em situações práticas” (…); “saber quando e como aplicar alegações nutricionais e de saúde” (…); e “domínio de diferentes tipos de menções, com especial atenção para alergénios, declaração nutricional, país de origem, rastreabilidade”.

Estão também disponíveis Bolsas de Incentivo para formandos que frequentem esta formação.

Mais informações sobre os conteúdos programáticos, o processo de candidatura e o calendário do curso podem ser consultadas aqui.