Encontram-se abertas, de 1 de fevereiro a 14 de fevereiro de 2023, as candidaturas à unidade de formação contínua Fórum do Território: Inclusão”, parte integrante do “Curso de Estudos Avançados em Território – CEAT” promovido pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), ao abrigo do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos.

Com início das atividades letivas a 24 de março de 2023, esta formação – creditada em 6 ECTS – tem como  destinatários todos os interessados nas temáticas abordadas, prioritariamente profissionais, técnicos, decisores, investigadores ou estudantes associados às áreas de planeamento urbano, gestão urbanística e projeto urbano.

No final do curso, os participantes deverão adquirir conhecimentos que lhes permitam “identificar padrões de vulnerabilidade, assim como detetar e analisar mecanismos de produção e reprodução de disparidades, procurando dotar os/as formandos/as de capacidade de análise a partir de proximidade e da deteção de invisibilidades”; “reconhecer políticas e práticas existentes de diversificação da rede de intervenientes envolvidos no processo de discussão, decisão e implementação de ações de qualificação espacial”; e “detetar tendências e potencialidades de atuação, contribuindo para a discussão de abordagens inovadoras no sentido da criação de territórios resilientes e inclusivos”.

Mais informações sobre os conteúdos programáticos, o processo de candidatura e o calendário do curso podem ser consultadas aqui.