Encontram-se abertas, até 28 de maio de 2023as candidaturas à unidade de formação contínua Diálogos intergeracionais em Educação”, promovida pela Faculdade de Letras  da Universidade do Porto (FLUP), ao abrigo do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos.

Com início das atividades letivas a 15 de junho de 2023, esta formação – creditada em 3 ECTS – tem como destinatários estudantes inscritos nos cursos de Mestrado em Ensino de Português, Língua Estrangeira (Alemão, Espanhol, Francês e Inglês), Filosofia, Geografia e História para o 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário; e professores ativos ou reformados de Português, Francês, Inglês, Alemão, Espanhol, História, Filosofia e Geografia que iniciaram atividade profissional docente anterior a 1984 ou com 38 anos ou mais anos de serviço.

No final do curso, os participantes deverão estar capacitados para “implementar e monitorizar uma estratégia de formação inicial de professores baseada em diálogos intergeracionais entre os formandos e professores seniores ou já reformados, a partir das suas histórias de vida profissional” bem como “estimular a investigação-ação como estratégia de formação e reflexão para os formandos, com base no desenvolvimento de ciclos de conceção, implementação e avaliação/reflexão de projetos no campo da educação”.

Mais informações sobre os conteúdos programáticos, o processo de candidatura e o calendário letivo podem ser consultadas na página do curso.