I Congresso ISKO Espanha e Portugal, sob o tema Informação e/ou Conhecimento: duas faces de Jano, organizado pelo centro de investigação CETAC.MEDIA, terá lugar nos dias 7 a 9 de novembro de 2013 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

O I Congresso ISKO Espanha e Portugal tem como tema geral Informação e/ou Conhecimento: as duas faces de Jano, que se decompõem em seis subtemas em torno dos quais se estruturam as várias sessões simultâneas. A comunidade científica e profissional respondeu de forma muito intensa à “call for papers”, tendo sido submetidas a avaliação 166 propostas de comunicação, das quais a Comissão Científica aprovou 111, seguindo critérios de exigência rigorosos e tendo uma preocupação com a qualidade dos trabalhos. Das comunicações aprovadas, praticamente todas serão apresentadas oralmente, como pode ser comprovado pelos resumos que dão corpo a este livro.

Fundada em 1989, a International Society for Knowledge Organization (ISKO) é a mais importante associação internacional para a organização do conhecimento. A ISKO tem um âmbito alargado e interdisciplinar e a sua missão é fazer progredir o trabalho concetual em organização do conhecimento para todos os fins e sob todo o tipo de formas, tais como, bibliotecas, bases de dados, dicionários e a web.

Como sociedade interdisciplinar, a ISKO agrega profissionais de campos muito diferentes, contando com mais de 400 membros de todo o mundo, de áreas como a Ciência da Informação, a Filosofia, a Linguística, as Ciências da Computação, e também domínios especiais como a informática médica.

As inscrições ainda estão a decorrer. Podem consultar mais informações aqui.