Ação será conduzida por Francisco Cruz, professor catedrático da FMUP.

Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) promove no próximo dia 29 de novembro, no Auditório do Centro de Investigação Médica (entrada pela Rua Dr. Plácido Costa), uma ação de Educação Médica Contínua sobre Incontinência Urinária.

Destinada especialmente a clínicos de Medicina Geral e Familiar, esta iniciativa, liderado por Francisco Cruz (professor catedrático de Urologia da FMUP), tem como objetivo promover a atualização de todos os médicos na área da incontinência urinária.

A incontinência urinária é definida como sintoma ou o sinal de perda involuntária de urina. “É, de entre os sintomas do trato urinário, um dos mais prevalentes na população adulta e que mais impacto negativo causa na vida dos indivíduos. Sabe-se que afeta múltiplos domínios do dia-a-dia incluindo a diminuição da atividade e produtividade laboral, a retração da vida social e a inibição da vida sexual. A qualidade de vida pode ser mais afetada pela incontinência urinária do que pela diabetes insulinodependente ou pela hipertensão”, esclarece o professor da FMUP.

Assim, a incontinência urinária requer uma intervenção que ultrapassa as barreiras de especialidades como a Urologia ou a Ginecologia. “A identificação dos casos e o tratamento inicial ou a correta orientação implica uma atitude muito ativa por parte dos médicos de Medicina Geral e Familiar”, defende Francisco Cruz.

entrada é livre.