Estão abertas, até 21 de novembro de 2021, as candidaturas à primeira edição do curso “Suporte Ventilatório no Doente Crítico Adulto”, lecionado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Dirigida a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais na área da saúde com prática em ventilação mecânica, esta formação visa a necessidade de formação médica específica para melhorar a qualidade do suporte ventilatório, seja invasivo ou não invasivo.

Ao longo do curso, será dada uma base sólida teórica e prática para o entendimento da assistência ventilatória nos diversos cenários clínicos, desde a assistência domiciliar, em enfermarias e em unidades intermédias e intensivas.

Estruturada em 12 módulos – Suporte Ventilatório Invasivo, Suporte Ventilatório Não Invasivo, Modos Ventilatórios, ECMO, Prática com Simulador, Casos Clínicos, entre outros, -, a formação irá decorrer entre os dias 13 de janeiro e 29 de julho de 2022, em regime b-learning.

“Com a recente pandemia de COVID-19, o suporte ventilatório como meio de suporte de vida voltou a ocupar os principais espaços nas ciências médicas”, explica, desta forma, Miguel Gonçalves, professor da FMUP e responsável pelo curso, a motivação para formar mais e melhores profissionais nesta área da saúde.

Mais informações aqui.