Estão abertas, até 5 de maio de 2022, as candidaturas para a segunda edição do curso “Ecografia Clínica”, promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Esta formação tem como objetivo instruir os estudantes na abordagem do doente com a metodologia ABCDE, em contexto de urgência, bloco operatório e cuidados intensivos. Esta unidade de formação contínua visa, ainda, o treino na identificação das principais patologias dos doentes em choque, nos doentes com insuficiência respiratória ou cardíaca aguda e na realização de técnicas ecoguiados na colocação de acessos vasculares centrais.

Enquanto meio complementar de diagnóstico, a ecografia clínica “apresenta múltiplas vantagens por ser inócua e portátil, podendo ser repetida ao longo do tempo e permitindo uma observação dinâmica, à cabeceira do doente, em tempo real e uma avaliação rápida da evolução do doente e da sua resposta a manobras terapêuticas instituídas”.

Dirigido a estudantes de Medicina e médicos que necessitem de treino de competências em ecografia clinica, a primeira edição do curso vai decorrer no dia 3 de junho de 2022, entre as 9h00 e as 19h00.

Mais informações aqui.