Estão abertas, até 11 de fevereiro de 2022, as candidaturas para a terceira edição do curso de Cronobiologia, lecionado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Esta unidade de formação pretende oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecerem os domínios da ciência que estuda os ritmos biológicos e de aplicá-los à sua principal área do saber, seja nas ciências da vida e da saúde, ou até nas ciências sociais e humanas.

O curso tem como objetivos a compreensão do modo como os ritmos circadianos podem afetar a vida, desde o genoma até ao complexo comportamento do indivíduo, bem como a avaliação do papel da Cronobiologia em várias situações fisiológicas e patológicas e a relação entre os ritmos circadianos e a terapia.

Recorde-se que a Cronobiologia se dedica a estudar a relação entre o tempo cronológico e o tempo biológico, bem como os efeitos que resultam da dessincronização entre estes. A saúde mental, o sono, a reprodução, o desenvolvimento e o metabolismo são algumas das funções comportamentais e fisiológicas afetadas por essa dessincronização.

Mais informações aqui.