Encontram-se abertas até 25 de março de 2022 as candidaturas à 3.ª edição do Science Award Atlantic, um prémio destinado a investigadores em início de carreira que residam e trabalhem em Portugal e cujos objetivos de investigação estejam centrados no Atlântico.

Promovido pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), o maior prémio científico a atribuir exclusivamente a cientistas a trabalhar em Portugal, com um valor de 300 mil euros, visa distinguir investigações ligadas à criação de estratégias, engenharia e tecnologias que facilitem a compreensão e a exploração sustentável dos ecossistemas Atlânticos.

A edição de 2022 é dedicada à ciência e tecnologia marítima como meio de estimular a inovação e fortalecer o desenvolvimento sustentável da economia do mar.

Com o objetivo de impulsionar uma nova e promissora geração de investigadores, mantendo sempre um elo de colaboração próxima com os principais grupos de investigação nos Estados Unidos da América, a iniciativa vai passar por uma primeira análise de candidaturas em duas fases, feita por um júri composto por elementos de renome no mundo académico. Entre eles inclui-se o de Pedro Camanho, Professor Catedrático na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e presidente do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA).

Apenas podem candidatar-se doutorados que tenham obtido o grau há mais de cinco anos, sendo ainda obrigatório que estejam associados a um centro de investigação em Portugal reconhecido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Recorde-se que a segunda edição do Science Award Atlantic distinguiu Renato Mendes, oceanógrafo, investigador do Laboratório Colaborativo (CoLAB) +ATLANTIC e colaborador externo do Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS) da FEUP. O projeto levado a concurso, focado na área da robótica marinha, arrecadou 300 mil euros de financiamento para colocar o “Caravel”, um veículo marítimo autónomo de superfície, a navegar entre Portugal Continental e o Arquipélago dos Açores com controlo e supervisão remotos.

Mais informações e candidaturas aqui.