Encontram-se abertas até 28 de fevereiro de 2021 as candidaturas à 2ª edição do Science Award Atlantic, um prémio destinado a investigadores em início de carreira que residam e trabalhem em Portugal e cujos objetivos de investigação estejam centrados no Atlântico.

Promovido pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), o maior prémio científico a atribuir exclusivamente a cientistas a trabalhar em Portugal, com um valor de 300 mil euros, visa distinguir investigações ligadas à criação de estratégias, engenharia e tecnologias que facilitem a compreensão e a exploração sustentável dos ecossistemas Atlânticos.

Nesta segunda edição, as áreas-chave de investigação, para além de se focarem nas áreas de engenharia, tecnologia e ambiente e ciências naturais, passam também a contemplar as ciências sociais e humanidades (economia, gestão, geografia e sociologia).

Com o objetivo de impulsionar uma nova e promissora geração de investigadores, mantendo sempre um elo de colaboração próxima com os principais grupos de investigação nos Estados Unidos da América, a iniciativa vai passar por uma primeira análise de candidaturas em duas fases, feita por um júri composto por elementos de renome no mundo académico.

Pedro Camanho, Professor Catedrático na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e presidente do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA), será um dos membros do júri na avaliação do perfil dos candidatos: apenas podem candidatar-se doutorados que tenham obtido o grau há mais de cinco anos e é obrigatório que estejam associados a um centro de investigação em Portugal reconhecido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Recorde-se que a primeira edição do Science Award Atlantic distinguiu o investigador Rui Seabra, do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) da Universidade do Porto, pelo seu estudo sobre o impacto das alterações climáticas na biodiversidade marinha das zonas costeiras do Atlântico Norte.

Licenciado em Biologia e doutorado em Biodiversidade Genética e Evolução pela Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), o investigador pretend

As candidaturas à 2ª edição do Science Award Atlantic podem ser feitas de 1 a 28 de fevereiro, através do website da FLAD.