A partir de fevereiro de 2013, a FEP – Faculdade de Economia da Universidade do Porto vai disponibilizar vários cursos destinados a candidatos aos mestrados, um curso de preparação para o GMAT (Graduate Management Admission Test) e vários cursos de formação contínua. As candidaturas iniciam a 7 de janeiro e vão decorrer até 25 de janeiro (para os cursos que iniciam em fevereiro) e 20 de fevereiro (para os cursos que iniciam em março).

Destinados a licenciados em áreas científicas exteriores à Economia ou Gestão que pretendam candidatar-se a um Mestrado na FEP, os cursos de preparação para os mestrados, têm como objetivo proporcionar um conjunto de conhecimentos essenciais nas áreas da Economia, Gestão e Métodos Quantitativos. Para tal, serão disponibilizados cursos de Instrumentos Básicos de Gestão, Microeconomia e Técnicas de Análise de Dados (com início em fevereiro) e cursos de Finanças, Macroeconomia e Princípios de Econometria (com início em março). Cada curso, com o máximo de 40 alunos e mínimo de 15, têm o custo de 200€. Caso os candidatos pretendam inscrever-se em três cursos, o custo é de 500€, e a inscrição no programa completo é de 1000€.

Paralelamente, no mês de fevereiro, a FEP vai promover a realização de um curso de preparação para o GMAT, um teste internacional (em inglês) de avaliação das capacidades de raciocínio e competências linguísticas, valorizado na admissão aos mestrados da FEP: Economia, Economia e Gestão Internacional, Finance, Management, Gestão Comercial, Gestão de Serviços e Marketing. O custo é de 275€, valor, que será descontano na propina de mestrado da FEP em que sejam admitidos os estudantes com classificação superior a 600 pontos no exame GMAT. O curso funcionará com um máximo de 20 alunos e um mínimo de 10 e os candidatos deverão possuir bons conhecimentos de matemática e conhecimentos de língua inglesa equivalente ao nível C1 na escrita e na gramática.

Com o objetivo de proporcionar maior conhecimento em áreas científicas específicas irá ainda realizar-se um curso de Advanced English for Master Programs e um conjunto de cursos de formação contínua: Análise de Dados e Data-Mining, Curso Avançado de Internacionalização de Empresas, Economia e Políticas da União Europeia, Economia para Atividades Turísticas, Economia para Não Economistas, Iniciação à Internacionalização de Empresas e Work(ing) Soft Skills (I e II).