Encontra-se aberta até 4 de maio de 2018 a 2.ª fase de candidaturas à edição 2018/2019 do Curso de Estudos Avançados em Reabilitação do Património Edificado (EARPE), promovido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), através do seu Departamento de Engenharia Civil.

A reabilitação do património edificado é um dever da sociedade e uma oportunidade de desenvolvimento para o setor da construção. O leque de intervenções possíveis é muito alargado, incluindo a preservação do património monumental, a reabilitação de edifícios antigos e a resolução de patologias de edifícios mais recentes. A intervenção no património edificado, quando efetuada corretamente, permite também ganhos ao nível da sustentabilidade, durabilidade, eficiência energética e conforto.

Com duração de um ano letivo, o curso de EARPE oferece ao participantes – Engenheiros Civis e Arquitetos que tenham completado o 2.º ciclo do novo modelo de Bolonha ou que possuam uma licenciatura pré-Bolonha – uma preparação tecnológica sólida e multidisciplinar, necessária à correta intervenção no património edificado. O diploma inclui formação na área das construções, das estruturas, dos materiais, do planeamento, da geotecnia e da arquitetura.

Os estuda podem optar por um dos seguintes modelos de frequência do curso:

Modelo A: Conjunto de doze unidades curriculares que asseguram 60 ECTS;

Modelo B: Conjunto de seis unidades curriculares que asseguram 30 ECTS, complementadas por um Projeto/Dissertação valorizado em 30 ECTS.

Note-se que a FEUP é reconhecidamente um centro de excelência em diversos domínios técnico-científicos, em particular no domínio da Reabilitação do Património Edificado.

Mais informações aqui.