O Departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) procura voluntários para integrar o estudo “Resposta glicémica após ingestão de produtos cerealíferos integrais”.

Este estudo tem como objetivo avaliar a glicemia pós-prandial, durante 3 horas, após a ingestão de um alimento controlo (solução com 50 gramas de glicose) e de um alimento teste (cereais de pequeno almoço ou massa integral). Será avaliada a glicemia capilar utilizando um sistema de colheita de sangue (picada no dedo).

As sessões vão decorrer entre 3 e 14 de junho, nos dias mais convenientes para o voluntário, em duas manhãs a partir das 9 horas, na FMUP. A duração é de aproximadamente 3h30m. Os voluntários deverão apresentar-se em jejum de pelo menos 10 horas.

Este estudo constitui ainda uma oportunidade para os voluntários conhecerem a sua glicemia em jejum e para avaliar o perfil de tolerância à glicose. A sua realização não acarreta qualquer custo monetário, e todos os voluntários beneficiarão de um lanche no final do ensaio e de um certificado de participação.

Os interessados que quiserem participar ou necessitarem de mais informações devem enviar e-mail com o nome, idade, correio eletrónico e contacto telefónico para o investigador responsável, Duarte Torres (dupamato@fcna.up.pt).