Resultado de uma parceria entre a Universidade do Porto, a Câmara Municipal do Porto e outras instituições da cidade e de outros municípios parceiros, o Corredor Cultural do Porto é um projeto que pretende criar condições de igualdade de oportunidades para todos os estudantes no acesso às artes, cultura e património.

Vamos ao Coliseu? Ouviram do Abaporu, que o cantor, compositor e ativista brasileiro Leo Bianchini apresenta na sala Novo Ático do Coliseu Porto este sábado, às 19h00, narra a história audiovisual da cultura do Brasil sob o signo da independência, partindo do seu cancioneiro popular.

Sob a batuta da história da música, é através do entendimento de uma música brasileira una que Leo Bianchini interpreta recortes do cancioneiro popular urbano para traçar o desenvolvimento da arte brasileira a partir das suas independências: a proclamação oficial por D. Pedro, que completou 200 anos em setembro, e a proclamação da estética artística acontecida há exatamente um século aquando da realização da Semana de Arte Moderna de 1922.

Através da música, do texto e das projeções vídeo, convida-se o público a viajar no tempo e na história do Brasil, contada pelo seu maior bem cultural: a música.

Com direção e guião da cantora e investigadora Naira Marcatto, Ouviram do Abaporu integra a programação MPB – Movimento Porto Brasil, que o Coliseu preparou para celebrar os 200 anos da independência do Brasil.

Este espetáculo conta com 50% de desconto para estudantes (cada bilhete fica por 4 euros para a comunidade estudantil). Poderão consultar mais informação e o preçário no website.