O INESC TEC está a organizar a Advanced Study Course on Optical Sensors (ASCOS), uma escola de verão que pretende promover a formação e a discussão, e funcionar como plataforma de contacto entre jovens investigadores na área de sensores optoquímicos e biossensores. A ASCOS realiza-se de 22 a 29 de julho na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Esta é a primeira vez que o evento tem lugar em Portugal.

Dirigida a jovens investigadores (estudantes de doutoramento, pós-doutorados e estudantes de mestrado), a ASCOS pretende ser uma plataforma educativa na área dos sensores, funcionando como ponto de contacto informal entre estudantes e profissionais reconhecidos a nível mundial. Mais do que uma conferência, a Escola pretende ser uma plataforma que promove a aprendizagem e a criatividade.

Durante a ASCOS serão abordados diferentes temas ligados à área dos sensores, tais como a absorção e fluorescência, luminescência química e biológica, métodos IR e Raman, componentes de fibra ótica e optoeletrónica, sondas e sensores para parâmetros celulares, entre outros.

Além de Portugal, a ASCOS conta já com vários especialistas confirmados de diversos países, incluindo Itália, República Checa, Espanha, Estados Unidos, Áustria, Irlanda, Alemanha e Eslovénia.

As edições anteriores da ASCOS tiveram lugar nas cidades de Neusiedel am See (Áustria), Rogaska Slatina (Eslovénia), Wroclaw (Polónia), Erice (Itália), Tihany (Hungria), Seggau (Áustria), Madrid (Espanha) e Cork (Irlanda).

Datas Importantes:

  • Registo e candidatura: 15 de abril 2015
  • Notificação de aceitação: 1 de maio 2015
  • Registo final: 1 de junho 2015
  • Prazo pagamento: 15 de junho 2015

Mais informações sobre a conferência e registo em http://ascos.org/, ou na página do evento no Facebook.