Cursos decorrem no edifício nascente do Centro de Investigação Médica – Faculdade de Medicina da U.Porto

Já estão a abertas as inscrições para a Escola de Verão 2018, uma iniciativa do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (MEDCIDS-FMUP), com o apoio do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.

Estando já na sua 12.ª edição, a Escola de Verão agrega, este ano, um conjunto variado de temáticas. O primeiro curso (“Informar Ciência & Saúde”), agendado para os dias 6, 13 e 20 de junho,  terá como docente responsável Carlos Martins e destina-se  a jornalistas, profissionais e estudantes de Comunicação interessados em Ciência e Saúde/Medicina. Este curso pretende dotar os participantes de conhecimentos que lhes permitam interpretar resultados de investigação clínica, identificar as diferentes metodologias de investigação, dominar conceitos fundamentais da Medicina atual relacionados com a Medicina Baseada na Evidência e compreender as estratégias de pseudociência. Os interessados podem inscrever-se, até 30 de abril, através do respetivo formulário de candidatura.

O Curso de “História do Instrumento Cirúrgico” será ministrado por Amélia Ricon Ferraz, entre 25 e 28 de junho, destinando-se a estudantes do Ensino Superior com interesse nesta área. As candidaturas terminam a 9 de maio.

O Curso “Estudos de Intervenção – Ensaios Clínicos” será lecionado pelo médico e professor João Fonseca, tendo início marcado para o dia 28 de junho e fim previsto para o dia 30 de junho. Os destinatários são profissionais de saúde, investigadores ou estudantes nas áreas de Ciências da Vida e Bioestatística que queiram saber mais sobre Estudos de intervenção (definições e enquadramento), desenho de ensaios clínicos – aspetos metodológicos e estruturação de protocolos de ensaios clínicos, recomendações SPIRIT (Standard Protocol Items: Recommendations for Interventional Trials), regulação e legislação, boas práticas clínicas, gestão de qualidade, entre outros temas relacionados. Os interessados em candidatar-se devem fazê-lo até 14 de maio.

Tendo como docente Cláudia Camila Dias, o Curso de “Introdução à Análise de Dados usando o SPSS” destina-se a profissionais, investigadores ou estudantes nas áreas da Saúde, Ciências da Informação, Matemática e Estatística. Fazem parte dos conteúdos programáticos, entre outros, a gestão de dados, medidas de localização e dispersão, distribuição normal, representação gráfica, técnicas de amostragem, intervalos de confiança, testes paramétricos e não paramétricos e regressão linear simples. As aulas estão marcadas entre os dias 2 e 6 de julho. As candidaturas decorrem de 2 de maio a 18 de maio.

O Curso de “Introdução à Análise de Dados usando o R”, que terá como docente Pedro Pereira Rodrigues, destina-se igualmente a profissionais, investigadores ou alunos nas áreas da Saúde, Ciências da Informação, Matemática e Estatística. Um dos objetivos é “formar profissionais e investigadores na área de ciências de dados de saúde, uma área onde existe cada vez mais financiamento, quer público e institucional (nacional e internacional), quer da própria sociedade, onde empresas do sector estão deficitárias”. As aulas vão decorrer entre os dias 9 e 13 de julho. Candidaturas de 2 de maio a 18 de maio.

Mais informações aqui, ou através do e-mail [email protected].