Encontram-se abertas até 29 de novembro de 2020 as candidaturas à segunda edição do curso de Técnico Europeu de Adesivos, inserido na oferta de educação contínua da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

A decorrer de 18 a 23 de janeiro de 2021 em horário laboral (09h00 às 13h e das 14h00 às 18h00), esta Formação acreditada pela EWF (European Welding Federation) tem como objetivos a compreensão das diferentes fases do processo de adesão; a proposta dos tratamentos superficiais e a sua ligação com as teorias de adesão; a descrição dos diferentes tipos de adesivos, os seus requisitos de processamento e restrições de armazenamento, assim como a utilização de técnicas de controlo da qualidade aplicadas em estruturas coladas.

Para além isso, espera-se que os formandos, no final da formação, sejam capazes de compreender a influência dos fatores ambientais, os benefícios e limitações da utilização de juntas adesivas, assim como os perigos para a saúde e segurança relacionados com os adesivos e aos processos de fabrico associados, incluindo técnicas para os minimizar.

Destinatários: Profissionais técnicos de produção, qualidade, etc que utilizem a tecnologia das ligações adesivas e profissionais que não utilizem atualmente esta tecnologia mas que pretendem vir a utilizar.

Condições de acesso: O curso de Técnico de Adesão Europeu trata-se de um curso acreditado pela EWF (European Welding Federation) e que, por este motivo, respeita as exigências constantes da diretriz EWF-515r1-10 à qual a FEUP está vinculada em consequência do processo de acreditação como ATB (Authorized Training Body). Segundo esta diretriz para ter acesso a esta formação os candidatos deverão ter uma idade mínima de 16 anos e competências básicas em processamento de materiais.

A seleção dos candidatos terá por base a avaliação do seu Curriculum Vitae. Na avaliação curricular os candidatos a formandos serão avaliados e pontuados segundo um conjunto de parâmetros, numa escala com pontuação máxima de 20 pontos. A experiência profissional na área dos adesivos será o parâmetro mais valorizado na avaliação, sendo classificada entre 0 e 9 pontos. Os conhecimentos do candidato na área dos materiais e particularmente em polímeros/adesivos será pontuados entre 0 e 5 pontos. Caso o candidato seja detentor de um curso técnico oficinal nas áreas de mecânica e afins ser-lhe-á atribuída uma pontuação de 4 pontos. Por último, se o candidato tiver concluído um curso de Engenharia e esteja à procura de uma formação específica para aprofundar os seus conhecimentos na área das ligações adesivas ser-lhe-ão atribuídos dois pontos.

Duração: 40 horas letivas

Local: FEUP

Participantes: 12 (máximo) 8 (mínimo)

Custo: 600 euros (incluindo a emissão de uma certidão FEUP e um diploma EWF). Desconto de 10% para membros da Ordem dos Engenheiros, no caso de pagamento a título individual; e para empresas que tiverem mais do que um formando inscrito.

Mais informações aqui.