A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) prepara-se para lançar a primeira edição do Programa “Doutor – AP”, um  novo instrumento de financiamento que visa fortalecer a capacitação científica da Administração Pública portuguesa e estreitar a sua ligação à Academia.

O objetivo principal do “DoutorAP” é “fomentar a investigação científica aplicada no contexto da Administração Pública, através da concessão de tempo protegido para a realização de projetos de investigação”.  Ou seja, “permitirá que os trabalhadores/as obtenham o grau de doutor, ao mesmo tempo em que alinham os seus planos de trabalho com as estratégias de investigação e desenvolvimento das entidades onde atuam”.

Podem beneficiar deste programa profissionais de diversas áreas da Administração Pública, como a saúde, educação, cultura, justiça e administração central e local, entre  outros. Alguns exemplos dos profissionais que poderão aderir são os médicos, enfermeiros, docentes, psicólogos, técnicos superiores e muitos outros.

Esta primeira edição do “Doutor – AP” prevê a atribuição de até 80 subsídios destinados a trabalhadores/as com vínculo laboral no setor público. Os contratos de atribuição de subsídios terão a duração máxima de seis anos

A apresentação de candidaturas decorre de 25 de novembro de 2024 até às 17h00 do dia 24 de janeiro de 2025 (horário de Portugal Continental).

Para mais informações, consultar a página do concurso.