Desafio Millennials é um novo programa da RedEmprendia que pretende despertar o espírito empreendedor dos jovens universitários ibero-americanas. Uma iniciativa que irá testar a criatividade e a capacidade de trabalho em equipa dos estudantes para fornecerem soluções inovadoras a problemas e desafios reais propostos por empresas de referência internacional.

Nesta primeira edição da iniciativa  participam quatro empresas. O Banco Santander, através da sua Divisão Global Santander Universidades, a Isban –sociedade pertencente ao Grupo Santander-, a Plexus e a Sonae. Cada uma delas desafia os universitários e universitárias ibero-americanos a ajudá-las a darem mais um passo à frente, colaborando para construir juntos o futuro da Geração Millennials.

O prazo de inscrição encontra-se aberto e encerra a 28 de julho de 2014 através do site do programa (www.redemprendia.org/millennials). Os estudantes podem registar-se de forma individual ou em grupos de 3 a 5 pessoas. A RedEmprendia selecionará 5 equipas para cada desafio, atendendo para o perfil e a nacionalidade dos estudantes para criar grupos de trabalho multidisciplinares provenientes de diferentes países. Os selecionados trabalharão online na sua proposta durante três meses com a supervisão de um tutor por parte de cada empresa. As quatro melhores soluções -uma por desafio- receberão cada uma um prémio pecuniário de 3.000 euros.

Os quatros reptos do Desafio Millennials desta primeira edição são:

• Quais as APPs do futuro para os universitários. Neste desafio proposto pelo Banco Santander, através do Santander Universidades, os participantes deverão definir, conceber e mesmo desenvolver aplicações móveis que forem atraentes e úteis aos jovens universitários, vocacionadas para abranger um contexto global e enquadradas no seu estilo de vida, cobrindo qualquer necessidade dentro ou fora do polo.
  • Como deve ser a banca online para a Geração Millenials. A Isban (Engenharia de Software Bancário) desafia os estudantes a definirem em pormenor como deve ser a banca online de que eles gostariam. Na hora de trabalhar os estudantes devem visar não apenas os serviços a oferecer mas também a forma como devem ser utilizados aproveitando várias tecnologias, como site, móvel, tablete e novos dispositivos como smartwatch, pulseiras inteligentes, etc.
  • Quais serviços inovadores estão a procurar os estudantes universitários. A Plexus, empresa TIC destacada no domínio do desenvolvimento de software, mobilidade, integração de sistemas, etc., propõe aos participantes o desafio de identificarem novos serviços para os universitários e universitárias e conceber uma plataforma para eles usufruindo de tecnologias como dispositivos móveis, digital signage, quiosques multimédia, etc.
  • Como pode a Sonae-Zippy conquistar o mercado latino-americano. A SONAE quer definir o posicionamento da sua marca Zippy -dedicada à comercialização de vestuário e acessórios para crianças entre os 0 e 14 anos- no Brasil, Chile, Colômbia, México e a Argentina. Os participantes no desafio deverão incluir não apenas propostas de imagem mas estudarem preços, produtos/serviços, identificarem concorrentes e definirem o modelo de negócio para a expansão da marca.