A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) promove, de 19 de setembro a 2 de outubro, a primeira edição do Curso Livre de ‘Geometria Descritiva’, uma iniciativa que tem como principais destinatários os estudantes admitidos no Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP em 2017/2018 e que  que não têm preparação de nível secundário na área da Geometria Descritiva,

Com este curso, pretende-se assim facilitar a frequência da UC de Geometria e Arquitectura do 1.º ano do MIARQ e, consequentemente, a integração no ciclo de estudos. Procurar-se-á, para isso,  dotar os estudantes de uma formação de base na área da geometria descritiva que incida no sistema de representação diédrica; desenvolver a capacidade de visualização mental e representação gráfica de formas reais ou imaginadas; desenvolver a capacidade de interpretar e comunicar através de representações descritivas; fomentar a correta utilização dos materiais e instrumentos do desenho rigoroso.

Esta primeira edição do Curso terá a duração de duas semanas, com início a 19 de setembro, e será desenvolvida ao longo de dez aulas diárias de duas horas cada (das 18h30 às 20h30). As aulas terão um cariz teórico-prático, privilegiando-se a participação ativa dos alunos.

O curso será orientado pelos Professores João Pedro Xavier (coordenador da equipa responsável pela elaboração dos Programas de Geometria Descritiva A e Geometria Descritiva B do Ensino Secundário) e Alexandra Castro.

O Curso Livre de ‘Geometria Descritiva’ tem como principais destinatários estudantes do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP, estando também aberto a estudantes da Universidade do Porto e público em geral com interesse na temática. Os candidatos serão aceites por ordem de inscrição e será dada prioridade a estudantes que cumpram, cumulativamente, as seguintes condições:
a) Não ter frequentado disciplinas de Geometria Descritiva do Ensino Secundário português, nomeadamente, Geometria Descritiva A ou B;
b) Estar inscrito na Unidade Curricular de ‘Geometria e Arquitectura‘ do Mestrado Integrado em Arquitectura (MIARQ) da FAUP no ano letivo em que se realiza o Curso Livre de Geometria Descritiva ou admitido no MIARQ, pela primeira vez.

Esta formação tem um custo de 70 euros para membros da U.Porto (estudantes, docentes ou não docentes) e 100 euros para o público em geral.

As candidaturas decorrem entre 7 e 13 de setembro de 2017.

Candidaturas online:
www.fa.up.pt