Estão abertas até 6 de janeiro de 2014 as inscrições para o Curso de História da Arquitetura Moderna promovido pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), sob a responsabilidade do Professor Catedrático Emérito Domingos Tavares. Este curso de formação contínua visa a consciencialização do estudante da amplitude e profundidade do conhecimento do classicismo no âmbito arquitetónico e urbano, assim como adquirir, por analogia, bases conceptuais e metodológicas capazes de o orientar na prática projetual.

O curso dirige-se a atuais estudantes e antigos estudantes da U.Porto, bem como ao público em geral. Não podem frequentar este curso com creditação os estudantes que frequentaram, com ou sem aproveitamento, a unidade curricular homónima do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura (MIArq).

Através desta formação, pretende-se então explicitar o processo de formação de uma consciência profissional autónoma de arquiteto, através da história da arquitetura no período do renascimento da cultura clássica greco-latina no espaço da civilização ocidental. Os objetivos do curso incluem ainda: pôr em evidência a especificidade cultural da disciplina, bem como o desenvolvimento e consolidação dos conceitos herdados da idade clássica, com vista à compreensão dos processos metodológicos assentes no desenho como instrumento intelectual para realização da arquitetura; valorizar a história do desenho urbano com vista à compreensão do conceito global de arquitetura urbana, como matéria integrada e una da problemática dos processos da transformação do espaço de vivência das sociedades humanas; a articulação de conceitos dispersos referidos aos diferentes capítulos da história da arquitetura e da cidade, num todo coerente e compreensível à luz de uma noção contemporânea da arquitetura.

O curso arranca no dia 7 de Janeiro de 2014 e prolonga-se até 27 de março. As 23 aulas previstas vão realizar-se  às terças e quintas-feiras, no Auditório Fernando Távora da FAUP, das 18h30 às 20h00

A ficha de candidatura deverá ser preenchida e enviada para o email pos.[email protected], ou entregue nos serviços académicos da FAUP, dentro do período de candidatura.

Para efeitos de admissão na Ordem dos Arquitectos esta formação equivale a 4 créditos de “Formação Opcional em Matérias de Arquitectura”

Mais informações aqui.