Até ao próximo dia 10 de fevereiro de 2020, encontram-se abertas as candidaturas para a primeira edição do curso de Cronobiologia, lecionado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Esta formação é destinada a estudantes de pós-graduação e profissionais de áreas relacionadas com as ciências da vida e da saúde ou com as ciências sociais e humanas.

O curso tem como objetivos a compreensão do modo como os ritmos circadianos podem afetar a vida, desde o genoma até ao complexo comportamento do indivíduo, bem como a avaliação do papel da Cronobiologia em várias situações fisiológicas e patológicas e a relação entre os ritmos circadianos e a terapia.

A Cronobiologia é a ciência dos ritmos biológicos e dedica-se a estudar a relação entre o tempo cronológico e o tempo biológico, bem como os efeitos que resultam da dessincronização entre estes. A saúde mental, o sono, a reprodução, o desenvolvimento e o metabolismo são algumas das funções comportamentais e fisiológicas afetadas por essa dessincronização.

Atualmente, considera-se um requisito o entendimento do conceito desta ciência para a compreensão do estado de saúde global do indivíduo.

Mais informações aqui.