Encontra-se aberto um convite para a apresentação de propostas no âmbito do programa de trabalho anual sobre a Política Marítima Integrada para 2012  (2013/C 16/04). O convite tem em vista a concessão de subvenções a projetos em conformidade com as prioridades e objetivos definidos no projeto de programa anual de trabalho sobre a Política Marítima Integrada para 2012 adotado pela Comissão Europeia em 12 de março de 2012.

O objetivo geral visa promover a mobilidade na aprendizagem para melhorar a qualidade da educação e formação reforço da capacidade de formação das instituições europeias e dos organismos marítimos. Abrange os seguintes objetivos específicos:

– Investir na qualidade de ensino, tendo palestrantes, professores e instrutores, dando-lhes ao mesmo tempo a possibilidade de melhorar as suas competências e qualificações;

– Reforçar a colaboração entre a educação e formação profissional nas instituições, facilitando a organização de programas comuns e de intercâmbio de pessoal docente através de possíveis acordos de aprendizagem, validação da experiência e certificados de qualidade;

– Combater a falta de uniformidade na formação e a falta de atratividade de certas carreiras marítimas através da divulgação de boas práticas para os benefícios de estudantes, profissionais, professores, instrutores.

O montante máximo disponível ao abrigo do presente convite é de 400 000 EUR, sendo expectável a aprovação de 1 a 2 projetos. Os projetos deverão ter uma duração até 24 meses.

A data limite para submissão de propostas ao concurso é dia 29 de abril de 2013.

Para mais informações, consulte a página do concurso  ou contacte a Unidade de Projetos e Fundraising, [email protected].