Encontra-se aberto o primeiro concurso transnacional conjunto à apresentação de projetos de investigação na área das doenças infeciosas humanas, no âmbito do projeto europeu Infect-ERA: ERA-NET on human infectious diseases (Infect-ERA JTC 2013). Através deste concurso, a rede Infect-ERA procura financiar investigação translacional, agregando abordagens de investigação básica, aplicada e de base tecnológica a um leque alargado de tópicos de investigação em doenças infeciosas humanas.

O concurso visa o financiamento de projetos de investigação nos seguintes temas:

1. O meio ambiente e a infeção microbiana, incluindo metabolismo microbiano, mecanismos moleculares e estratégias de patogenicidade.

2. Interação micróbio-hospedeiro, co-infeção, transmissibilidade de microrganismos e fatores de suscetibilidade do hospedeiro.

As propostas de investigação transnacional têm igualmente de abordar pelo menos uma das seguintes áreas:

1. Aplicação de abordagens e tecnologias originais, tais como a metagenómica, transcriptómica e metabolómica para abordar a biologia da infeção como um todo, independentemente do microrganismo patogénico (bactérias, vírus, fungos, protozoários).

2. Integração de novas abordagens à compreensão do efeito dos microrganismos patogénicos na infeção e desenvolvimento de biomarcadores e instrumentos preventivos, de diagnóstico e terapêuticos.

VIH/SIDA, malária e tuberculose estão fora do âmbito deste concurso.

Os projetos têm de ser submetidos por um coordenador (parceiro líder) e o consórcio deverá incluir um mínimo de 3 e um máximo de 6 entidades independentes de pelo menos 3 países participantes no concurso (Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Israel, Polónia, Roménia, Suécia e Portugal). A participação de parceiros de outros países é possível, mas estes terão que providenciar o seu próprio financiamento. Os projetos deverão ter uma duração até 36 meses.

A submissão das candidaturas será feita em duas fases:

A data para a submissão de pré-propostas é 19 de abril de 2013 (17:00 hora local de Bruxelas).

A data para a submissão de propostas completas é 2 de agosto de 2013 (17:00 hora local de Bruxelas).

Para mais informações, consulte a página do concurso  ou contacte a Unidade de Projetos e Fundraising, [email protected].