Estão abertas as inscrições ao Programa “Sociedades Seguras – proteger a liberdade e a segurança da Europa e dos seus cidadãos” no âmbito do Programa Horizonte 2020.

A acção de investigação Sociedades Seguras visa proteger a liberdade e a segurança da Europa e os seus cidadãos. O seu objetivo específico é promover sociedades europeias seguras num contexto de transformação sem precedentes e crescentes interdependências globais e ameaças , reforçando a cultura europeia de liberdade e justiça.

Há três chamadas de propostas de pesquisa em aberto nesta área:

H2020-DRS-2014 : Disaster-resilience: safeguarding and securing society, including adapting to climate change, projetado para ações para reduzir a perda de vidas humanas, danos ambientais, económicos e materiais de desastres naturais e provocados pelo homem, incluindo eventos climáticos extremos, ameaças de crime e terrorismo . O orçamento disponível para esta chamada é de € 73.400.000 .

H2020-FCT-2014 : Fight against crime and terrorism,  visa não só evitar um incidente e atenuar as suas consequências potenciais. Isso exige novas tecnologias e capacidades de combate e prevenção da criminalidade (incluindo cyber- crime) , o tráfico ilegal e terrorismo (incluindo o cyber- terrorismo ), e prevenir a radicalização para ajudar a evitar as ameaças relacionadas com a aviação. O orçamento disponível para esta chamada é de  € 56.770.000 .

H2020-BES-2014 : Border Security and External Security, visa o desenvolvimento de ambas as tecnologias e capacidades de identificação rápida com o objectivo de melhorar a segurança das fronteiras, e as novas tecnologias , recursos e soluções para apoiar as políticas de segurança externa da União nas tarefas civis. O orçamento disponível para esta chamada é de € 20.780.000 .

As sociedades seguras desafiar também inclui a chamada H2020-DS-2014-1 Digital security: cyber security, privacy and trust com um orçamento de € 47.040.000 .

Este desafio deve reunir todas as partes interessadas da indústria de segurança: – incluindo as PME, organizações de investigação, universidades, bem como as autoridades públicas, organizações não-governamentais e organizações públicas e privadas no domínio da segurança.

As chamadas estão abertas até 28 de agosto de 2014, 17h (hora de Bruxelas).

Para mais informações, consultar a página oficial ou contactar a Unidade de Projetos da Universidade do Porto através do e-mail [email protected].