Encontro em Serralves
Conhecimento Local e Capacitação para o Desenvolvimento
18 de outubro de 2014 (Sábado)
09h00-17h00
Participação no evento e na visita é gratuita mediante inscrição por apoio.se@serralves.pt ou através do telefone 226 156 587. Consulte toda a informação e programa completo aqui.O mundo de hoje é cada vez mais complexo, imprevisível e incerto, com inúmeros problemas económicos, políticos e ambientais. Muito debatidas são as questões ligadas a temas como a crise da democracia representativa, a globalização cultural e económica, a distribuição de recursos, custo da energia e segurança alimentar, a crise financeira e económica, a persistência de desigualdades no desenvolvimento, a sustentabilidade, a equidade e justiça social, o envelhecimento da população e os movimentos migratórios.Neste contexto, tem vindo a ser reconhecido o conceito de conhecimento local, como oportunidade e mudança de paradigma. O desenvolvimento sustentável, em particular, serve-se do conhecimento local para construir capacitação e promover a resiliência das comunidades. O uso de estratégias e ferramentas para a integração do conhecimento local das comunidades em processos de decisão, tal como a integração das próprias comunidades através de processos participativos, tem ganho aceitação na última década.

Paradoxalmente, o reconhecimento dos sistemas de conhecimento local surge ao mesmo tempo que muitos destes se encontram em risco de extinção, devido às rápidas transformações económicas, políticas, ambientais e culturais. O Serviço Educativo da Fundação de Serralves tem desenvolvido uma colaboração estreita no âmbito de vários projetos de capacitação local para a sustentabilidade com a associação Engenharia para o Desenvolvimento e Assistência Humanitária (EpDAH). O trabalho desenvolvido tem como objetivo a cooperação global solidária para o desenvolvimento humano sustentável, baseada em intervenções conducentes à sustentabilidade da exploração dos recursos naturais, à equidade e dignidade social e à preservação da identidade cultural.

No âmbito desta colaboração surge a organização conjunta deste Encontro dirigido ao público em geral e a todos os técnicos que operam no domínio da intervenção local aos níveis social, cultural e/ou ambiental.