A Conferência Steel Talks 2016 com Manuel Aires Mateus é uma organização conjunta da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista (CMM ) e da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte (OASRN).

O evento decorre no Auditório Fernando Távora, na FAUP, a 18 de maio de 2016 (quarta-feira), a partir das 17h30.

A sessão contará com uma introdução do Vice-director da FAUP, João Pedro Xavier, a par de intervenções de representante da CMM e da Presidente da OASRN, arquiteta Cláudia Costa Santos.

Programa:

17:30 – 17:50 | Sessão de Abertura – FAUP, CMM e OASRN
17:50 – 19:50 | Conferência arquitecto Manuel Aires Mateus
19:50 | Dúvidas e discussão

A entrada é livre, sujeita a inscrição prévia através do e-mail cmm@cmm.pt.

Manuel Aires Mateus
Manuel Aires Mateus nasceu em Lisboa em 1963 e formou-se na Faculdade de Arquitectura /U.T.L. em 1986. Começou a colaborar com o Arqº Gonçalo Byrne em 1983 e começou a desenvolver projetos com o seu irmão Francisco em 1988. O atelier Aires Mateus foi nessa altura constituído pelos dois irmãos apesar de ocupar um espaço dentro do atelier do Arq. Gonçalo Byrne. A crescente escala de projetos fê-los estabelecer um espaço autónomo para responder às solicitações de trabalho. Desde essa altura a dimensão e quantidade de trabalho tem sido prolífica resultando em diversos prémios de arquitetura nacionais e internacionais. A visibilidade do seu trabalho fez com que fossem convidados para fazer conferências e lecionar em várias instituições. Entre elas estão a Graduate School of Design em Harvard, A Accademia de arquitectura de Mendrisío e outras em Portugal. A estrutura neste momento abrange dois escritórios, ambos em Lisboa, tendo estabelecidas diversas parcerias com ateliers locais para os projetos internacionais.

Sobre as Conferências Steel Talks
As Steel Talks são um conjunto de conferências promovidas no âmbito do projeto Portugal Steel, marca registada da CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, e que são direcionada para os todos os intervenientes e profissionais do setor, numa visão alargada do mesmo. A CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, fundada em 1997, é uma associação sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é a promoção e difusão técnica na área da construção metálica, assumindo a divulgação de conhecimento científico e tecnológico entre os diferentes stakeholders da indústria metálica, sendo que reúne em si todos aqueles que se interessam pela construção metálica e mista: Projetistas, Engenheiros e Arquitetos, Diretores de obra, Construtores, Fabricantes, Consultores e instituições de Investigação e Ensino nesta área.

As Steel Talks respondem aos fundamentos da marca Portugal Steel, que assentando na promoção e divulgação das potencialidades da construção metálica e no futuro do projeto e fabrico de estruturas metálicas, sendo que, este evento assume-se claramente a temática especial da arquitetura e da construção metáliva, procurado debater questões como as potencialidades e contributo da construção metálica para a arquitetura moderna, e como poderão ser delineadas neste modelo as cidades do futuro.