O edifício da nova sede da EDP, projecto do atelier Aires Mateus, será um dos projectos a abordar na conferência pela Arquitecto Manuel Aires Mateus (c) EDP

A Conferência Steel Talks 2016 com Manuel Aires Mateus é uma organização conjunta da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista e da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte (OASRN). O evento decorre no Auditório Fernando Távora, na FAUP, a 18 de maio, quarta-feira, a partir das 17h30.

A sessão contará com uma introdução do Vice-diretor da FAUP, Professor João Pedro Xavier, a par de intervenções de representante da CMM e da Presidente da OASRN, arquiteta Cláudia Costa Santos. Segue-se a conferência do arquiteto Manuel Aires Mateus (17h50) e um momento para exposição de dúvidas e discussão (19h50).

A entrada é livre, sujeita a inscrição prévia através do e-mail [email protected].

Sobre as Conferências Steel Talks
As Steel Talks são um conjunto de conferências promovidas no âmbito do projeto Portugal Steel, marca registada da CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, e que são direcionada para os todos os intervenientes e profissionais do setor, numa visão alargada do mesmo. A CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, fundada em 1997, é uma associação sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é a promoção e difusão técnica na área da construção metálica, assumindo a divulgação de conhecimento científico e tecnológico entre os diferentes stakeholders da indústria metálica, sendo que reúne em si todos aqueles que se interessam pela construção metálica e mista: Projetistas, Engenheiros e Arquitetos, Diretores de obra, Construtores, Fabricantes, Consultores e instituições de Investigação e Ensino nesta área. As Steel Talks respondem aos fundamentos da marca Portugal Steel, que assentando na promoção e divulgação das potencialidades da construção metálica e no futuro do projeto e fabrico de estruturas metálicas, sendo que, este evento assume-se claramente a temática especial da arquitetura e da construção metáliva, procurado debater questões como as potencialidades e contributo da construção metálica para a arquitetura moderna, e como poderão ser delineadas neste modelo as cidades do futuro.

Sobre Manuel Aires Mateus
Manuel Aires Mateus nasceu em Lisboa em 1963 e formou-se na Faculdade de Arquitectura /U.T.L. em 1986. Começou a colaborar com o Arqº Gonçalo Byrne em 1983 e começou a desenvolver projetos com o seu irmão Francisco em 1988. O atelier Aires Mateus foi nessa altura constituído pelos dois irmãos apesar de ocupar um espaço dentro do atelier do Arq. Gonçalo Byrne. A crescente escala de projetos fê-los estabelecer um espaço autónomo para responder às solicitações de trabalho. Desde essa altura a dimensão e quantidade de trabalho tem sido prolífica resultando em diversos prémios de arquitetura nacionais e internacionais. A visibilidade do seu trabalho fez com que fossem convidados para fazer conferências e lecionar em várias instituições. Entre elas estão a Graduate School of Design em Harvard, A Accademia de arquitectura de Mendrisío e outras em Portugal. A estrutura neste momento abrange dois escritórios, ambos em Lisboa, tendo estabelecidas diversas parcerias com ateliers locais para os projetos internacionais.

Mais informações em www.fa.up.pt, www.cmm.pt e www.oasrn.org