cultural help fotoA Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)e o Comité Científico Internacional sobre a Prevenção de Risco (ICORP) do ICOMOS são os principais promotores da Conferência ” Cultural HELP – Cultural Heritage and Loss Prevention”, a realizar-se na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, de 6 a 7 de outubro.

Desastres recentes que têm ocorrido por todo o mundo têm mostrado que, além de perdas humanas, as perdas de património cultural são igualmente consideráveis. A minimização de perdas humanas deve, sem dúvida, ser a primeira e mais importante prioridade no desenvolvimento de estratégias de mitigação de desastres. No entanto, devem ser igualmente canalizados esforços para preservar o património cultural, dado o seu papel fundamental em todas as nações e comunidades.

Atualmente verifica-se que tal ainda não é devidamente considerado, havendo poucas propriedades património cultural que possuem planos e procedimentos de gestão de risco de desastres adequados.

A conferência Cultural HELP pretende sensibilizar e lançar a discussão sobre iniciativas a desenvolver no âmbito do património cultural e conta com oradores nacionais e internacionais como Rohit Jigyasu, da Universidade de Ritsumeikan, Japão; Chris Marrion, da Marrion Fire & Risk Consulting, EUA; Xavier Romão, da FEUP, entre outros.

Para mais informações e registo na conferência, aceder a http://lese.fe.up.pt/CulturalHELP/.