Decorre no dia 26 de fevereiro, às 15.00 horas no anfiteatro 10 do Complexo FFUP/ICBAS, uma conferência proferida pelo Prof. Bernardo A. Iglesias (da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil), intitulada “Porphyrin Chemistry in PDT and Biomolecule Interactive Application”.

Programa:

As Porfirinas são moléculas macrocíclicas que estão presentes em diversos ambientes e desempenham funções específicas em sistemas biológicos como é o caso da hemoglobina, clorofila, citocromo P-450, entre outros. Elas são constituídas de quatro anéis tetrapirrólicos conjugados por pontes do tipo metenil. São amplamente estudadas no que diz respeito às suas propriedades eletrônicas, químicas e fotofísicas, para diferentes fins como interação com biomoléculas, biomimético de enzimas, terapia fotodinâmica, entre outros.

A Terapia Fotodinâmica faz uso de uma molécula fotosensibilizadora (FS) capaz de ser excitada ao seu estado mais energético após a incidência de luz, e que na presença de oxigênio molecular, consegue gerar espécies reativas de oxigênio (EROs) que podem danificar biomoléculas em meio fisiológico. Para isso ocorrer, é necessário que o fotosensibilizador possa alcançar o estado tripleto após um cruzamento intersistemas e, assim, gerar as espécies reativas de oxigênio.

Entrada livre.

Organização do Departamento de Ciências Químicas/Laboratório de Química Aplicada da FFUP.