Está aberto o Call for Papers para a Conferência Internacional INTER[SECTIONS] A CONFERENCE ON ARCHITECTURE, CITY AND CINEMA, que se realizará nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2013, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Portugal.

INTER[SECTIONS] terá como tema as relações entre o espaço urbano, a arquitetura e as imagens em movimento, oferecendo um espaço de discussão para estudiosos, profissionais e público em geral.

A associação entre o Cinema e a Arquitetura tem sido objeto de investigação académica há já algum tempo, mas raramente as diferentes abordagens ao tema se juntaram num debate multidisciplinar que examinasse a representação da cidade através do cinema e o papel dos filmes como reflexão, crítica e laboratório experimental da arquitetura.

A Conferência INTER[SECTIONS] será organizada no âmbito do Projeto de Investigação Ruptura Silenciosa, um projeto que tem como objeto de estudo as interseções entre a Arquitetura e o Cinema. A investigação não se limita à discussão teórica e assume uma forte componente prática através da realização cinematográfica de curtas-metragens, tendo já recebido diversos prémios e nomeações Internacionais [Best Short Film – Arquitectura Film Festival Santiago Chile 2012; Special Jury Prize – Clermont-Ferrand Short Film Festival 2013; Seleção Oficial do Indie Lisboa 2013], assim como a múltiplas participações em Festivais Internacionais de Cinema.