Está aberto o período de submissão de artigos e projetos experimentais para o evento científico “Desenho na Universidade Hoje”, conferência internacional sobre Desenho, Imagem e Investigação”.

Até dia 13 de janeiro, investigadores, artistas e estudantes podem apresentar as suas propostas que reflitam sobre o uso do desenho como construção do conhecimento nos diversos campos disciplinares da universidade contemporânea.

“Desenho na Universidade Hoje” propõe reunir o pensamento emergente em torno do desenho, como estratégia visual e performativa na atividade universitária – das artes visuais e do design à medicina, do desporto às ciências cognitivas, da geografia à criminologia, das engenharias às ciências da comunicação, da arqueologia à biologia, da arquitetura à etnografia.

Como ponto de partida para a submissão de trabalhos, são sugeridas as seguintes questões:

– Que perspetivas se abrem à prática do desenho nos cruzamentos das várias áreas do saber universitário? Que cruzamentos podem ser imaginados?

– Existe uma iconografia do texto científico? Uma imaginação visual própria das ciências?

– Quais podem ser os contributos do desenho para a metodologia de investigação, baseada na imagem?

– Como participa o desenho na atividade projetual?

– Que envolvimentos podem ser imaginados na articulação do desenho com a linguagem?

– Que relações envolvem o desenho e o corpo no contexto universitário?

– Que funções são protagonizadas pelo desenho em contexto laboratorial ou de estúdio?

– Como relaciona o desenho uma perceção ativa com a cognição e a criatividade?

Este evento é organizado pelo núcleo de Desenho do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS), Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e Faculdade de Arquitetura da Universidade do Minho.

A conferência decorrerá na Universidade do Porto, dia 31 de maio de 2013 na Faculdade de Belas Artes e no dia 1 de junho na Faculdade de Arquitetura.

Para mais informações consulte o sítio da conferência.