O arquiteto Sérgio Magalhães, atual Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil e responsável pela conceção e implementação da Política Habitacional da cidade do Rio de Janeiro entre 1993 e 2000, onde se incluem os programas ‘Favela-Bairro’, ‘Morar Legal’, ‘Morar Sem Risco’ e ‘Morar Carioca’) vai apresentar, no próximo dia 28 de abril, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), a conferência ‘A moradia brasileira. Habitação e cidade democrática’. A sessão contará com uma introdução por André Luiz Pinto (investigador MDT-CEAU-FAUP), que apresentará o arquiteto convidado.

“A constituição da cidade brasileira de hoje se deu sobretudo a partir do esforço da família pobre, em busca da inserção urbana, em um contexto de explosão demográfica e profundas transformações económicas.  A conferência abordará os principais desafios para a redução da desigualdade intraurbana na perspetiva do trabalho do arquiteto no Brasil contemporâneo, com foco no Rio de Janeiro.”

Esta conferência será antecedida pelo debate ‘Casas para Todos? As políticas habitacionais em Portugal: conquistas, lacunas e desafios‘, que contará com a presença de Paula Marques (C.M.Lisboa), Isabel Raposo (Gestual-CIAUD-FAUL), Isabel Guerra (DINÂMIA’CET-IUL), Tiago Mota Saraiva (Ateliermob) e Rita Silva (Colectivo Habita), moderados por Ana Silva Fernandes (MDT-CEAU-FAUP).

Com entrada livre, esta sessão é organizada pelo grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território (MDT) do CEAU-FAUP e pelo Perfil C do Programa de Doutoramento em Arquitectura.

Mais informações e programa completo aqui.