O Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto tem aberto Concurso para contratação de dois bolseiros/as de Iniciação Científica (BIC) no âmbito do Projeto de Investigação “Ruptura Silenciosa. Interseções entre a arquitetura e o cinema. Portugal, 1960-1974”, com a referência FCT: PTDC/EAT-EAT/105484/2008, suportado pelo Orçamento do programa COMPETE – Programa  Operacional Factores de Competitividade na sua componente FEDER e pelo orçamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia na sua componente OE.
Duração e regime de atividade: Os/As candidatos/as admitidos/as celebrarão um contrato de bolseiro, em regime de exclusividade, durante 4 meses, renovável por igual período até ao máximo de 8 meses, de acordo com a disponibilidade financeira do projeto, o Regulamento de Atribuição de Bolsas da Universidade do Porto e do Estatuto do Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Descrição da tarefa: Participação em todas as tarefas do projeto, nomeadamente na organização de reuniões de trabalho; reunião e organização do material produzido no âmbito das atividades de investigação; preparação e elaboração de entrevistas; elaboração de bases de dados e website; organização de seminários, workshops e conferências; preparação de publicações; participação na realização e edição de filmes, devendo sempre reportar ao coordenador do projeto.
Orientação científica: Prof. Catedrático Jubilado Alexandre Alves Costa, coordenador do projeto e Assistente Luís Urbano.
Requisitos: São condições preferenciais que os/as candidatos/as preencham os seguintes requisitos:
a) Podem candidatar-se a este concurso alunos que frequentem atualmente um curso de Mestrado Integrado em Arquitetura, com pelo menos 240 unidades de crédito ECTS realizados, correspondentes aos primeiros quatro anos curriculares de trabalho.

b) Experiência na utilização de software de edição vídeo.

c) Disponibilidade para deslocações dentro do país.

d) Dinamismo e espírito de equipa.

e) Bons conhecimentos de inglês.
Será particularmente valorizada a experiência dos candidatos/as em actividades que relacionem a arquitectura e o cinema.
Composição do Júri: Prof. Catedrático Jubilado Alexandre Alves Costa, Prof. Doutora Madalena Silva, Prof. Doutor José Miguel Rodrigues.
Método de selecção: Avaliação curricular. Entrevista presencial dos candidatos seleccionados na avaliação curricular, caso existam candidatos com habilitações idênticas.
Critérios de Avaliação: A Avaliação terá em conta a formação académica, o perfil curricular, bem como a motivação do/a candidato/a. Será dada preferência a candidatos/as com experiência na área de estudo.
Remuneração: 385 euros
Documentos de Candidatura: As candidaturas deverão ser acompanhadas de carta de motivação; curriculum vitae; documento comprovativo de habilitações académicas; outros elementos que o candidato considere relevantes para apreciação.
Todas as candidaturas devem ser enviadas por correio convencional (carta registada) para o seguinte endereço:
Bolsas Projecto Ruptura Silenciosa (A/C Luís Urbano) Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto Rua do Gólgota, 215 4150-755 Porto Portugal
Eventuais esclarecimentos sobre o processo de candidatura poderão ser solicitados através do email: [email protected]
Prazo de recepção de candidaturas: De 1 de Fevereiro de 2013 a 15 de Fevereiro de 2013.