Concurso Jovens Cientistas 2017 – Fundação da Juventude

Estão abertas até dia 21 de abril as candidaturas para a 25.ª edição do Concurso Jovens Cientistas da Fundação da Juventude.

Para os melhores projetos há mais de 5.000€ em prémios e a oportunidade de participarem em certames internacionais com os trabalhos das mais variadas áreas de estudo: Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática, Química e Bioeconomia.

O Concurso Jovens Cientistas destina-se a estudantes do ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos. Os jovens devem apresentar um projeto científico inovador que tenha sido concluído antes da entrada no ensino superior.

Este concurso tem como objetivos promover ideais de cooperação e intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores, estimulando o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação.

Esta 25ª edição é co-organizada pela Fundação da Juventude, Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e Câmara Municipal do Porto.

A avaliação e a seleção dos trabalhos cabe a um Júri designado pela Ciência Viva – Agência Nacional para Cultura Científica e Tecnológica, o qual integra professores e investigadores de reconhecido mérito das diferentes áreas científicas envolvidas.

A 25ª edição do Concurso conta ainda com o apoio da Fundação EDP, Fundação Luso-Americana de Desenvolvimento, Astrazeneca, Agência Portuguesa do Ambiente, Porto Editora, Lipor e Intel, e visa incentivar um espírito competitivo nos jovens, através da realização de projetos científicos inovadores.

A submissão de trabalhos deve ser feita até 21 de Abril através do formulário disponível em www.fjuventude.pt/jcientistas2017, sendo divulgado durante o mês de maio, no website do concurso, os projetos selecionados que vão estar presentes na 11ª Mostra de Ciência, que irá decorrer de 1 a 3 de junho de 2017, no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto.