DPic: Arquitetura, Arte e Imagem – Utopia 500 é um concurso internacional de Desenho e Fotografia dirigido a estudantes de 1.º, 2.º e 3.º Ciclos ou a jovens investigadores pertencentes a qualquer instituição de ensino superior e / ou investigação na Europa e no Mundo. O tema nuclear do concurso é a ideia de Utopia.

Poderão concorrer pessoas individuais, mas encorajamos a formação de equipas multidisciplinares; estas poderão ser compostas por indivíduos com diferentes perfis académicos, sendo contudo obrigatório que pelo menos um dos elementos esteja ligado ao universo da Arquitetura, das Artes Plásticas e da Imagem, esteja inscrito no ensino superior ou faça parte de um centro de investigação. Nenhum dos elementos deverá ter mais de 35 anos.

O desafio consiste na apresentação de dois desenhos / fotografias representando, na 1.ª folha (formato A3), um espaço da cidade tal como se encontra  atualmente e, na 2.ª folha (formato A3), a visão utópica do que poderia lá ser construído, no futuro. É obrigatória a existência de pelo menos um dos dois modos de representação – Desenho e Fotografia -, não existindo nenhuma limitação relativamente às formas de manipulação e combinação destes dois modos, sendo permitida a colagem e a fotomontagem.

O concurso é organizado por UTOPIA500, em parceria com scopio Editions, Projecto AAI e o grupo de investigação CCRE (CEAU-FAUP), sendo promotores o CETAPS, conjuntamente com a Associação Cultural Cityscopio, contando com o apoio institucional da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), da Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e de Óbidos – Vila Literária.

O DPic /AAI/ UTOPIA500  vai de encontro aos objetivos definidos para os projectos AAI e CCRE.

Data limite de candidatura: 31 de Julho de 2016.

Para mais informações, regulamento e ficha de inscrição em
dpic.ccre-online.com