No âmbito do programa da Universidade do Porto vocacionado para a promoção da  literacia financeira – €ducar na U.Porto, encontra-se aberto, até 29 de março de 2013, o Concurso de Ideias para  Promoção da Literacia Financeira.

Promovido pela Reitoria e pela Faculdade de Economia da Universidade  do Porto (FEP), este concurso pretende potenciar o desenvolvimento de  projetos inovadores no seio da U.Porto,  sensibilizando jovens e estudantes, em particular, e a população em  geral para a temática da literacia financeira.

Nesse sentido, será atribuído às ideias vencedoras em cada uma das  categorias a concurso um prémio de 1.000 euros, sendo ainda atribuída  uma menção honrosa de “Responsabilidade Social” destinada a premiar a  ideia com maior envolvimento de instituições de solidariedade social.

São candidatas a concurso todas as ideias que se insiram nas seguintes  categorias:

A. Conteúdos Audiovisuais de Promoção da Literacia Financeira – para  candidaturas que promovam em particular a produção de conteúdos de  educação financeira, de natureza não comercial, dirigidos a diferentes  públicos-alvo, devendo daí resultar conteúdos para plataformas móveis  e Internet.

B. Outros Conteúdos de Promoção da Literacia Financeira – para  candidaturas que promovam o desenvolvimento de um programa/projeto  integrado de promoção da literacia financeira, a título individual ou em parceria com outras entidades, que se afigure educacional e inovador e com manifesta capacidade de intervenção na sociedade.

São admitidas a concurso pessoas singulares, maiores de 18 anos,  que sejam colaboradores ou estudantes de qualquer ciclo de estudos de  qualquer universidade portuguesa, independentemente da sua  nacionalidade, concorrendo individualmente ou em equipa até a um  máximo de 4 (quatro) elementos sendo que, pelo menos um dos elementos   da equipa, deverá possuir uma ligação atual à U.Porto. Considera-se  que possuem uma ligação atual à U.Porto, no âmbito deste concurso,   colaboradores (docentes, não docentes e investigadores) e estudantes   de todas as Unidades Orgânicas, Unidades e Laboratórios de  Investigação e Institutos de Interface da U.Porto, bem como  colaboradores de empresas incubadas no UPTEC.

Cada participante individual ou equipa poderá concorrer com mais do  que uma ideia.

As candidaturas devem ser apresentadas até 29 de março de 2013, através do formulário disponível no site do programa €ducar na U.Porto, devidamente preenchido de acordo  com o referido no Regulamento do Concurso e subscrito por todos os  proponentes, convertido em .pdf e enviado para o e-mail  litfinanc@reit.up.pt.

Para mais informações, consultar o Regulamento e o edital do concurso.