Encontra-se aberto até 8 de abril, o prazo de candidaturas para a 4ª Edição do Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto – iUP25k. Se tem uma ideia, se quer rentabilizá-la e fazê-la crescer no mercado, esta é a oportunidade certa. O iUP25k vai continuar, assim, a contribuir para o esforço da U.Porto em assegurar vantagens àqueles que querem valorizar o conhecimento gerado na instituição e o que de melhor se faz dentro da Universidade.

A UPIN – Universidade do Porto Inovação vai receber as ideias concorrentes, através do formulário de candidaturas que está disponível no site do concurso: http://iup25k.up.pt/

A candidatura deve incluir informação sobre a ideia e os seus promotores e numa  primeira fase, o objeto de avaliação será um vídeo de 3 minutos a submeter ao concurso pelas equipas. São elegíveis os indivíduos e as equipas nas quais pelo menos um dos membros da equipa concorrente seja estudante ou alumni da U.Porto.

Após análise e decisão dos peritos, serão anunciados 25 finalistas. Estas 25 ideias vão participar no Elevator Pitch, do qual sairão 9 finalistas do concurso iUP25k. Essas terão acesso ao “Pitch me UP”, evento onde vão poder preparar a apresentação das suas ideias de negócio ao júri e ao público em geral, com a presença de um orientador.

As equipas que demostrem estar focadas em projetos de empreendedorismo social vão poder ingressar no BUZZ Social Business Arena, um programa especialmente preparado pelo Startup Buzz para a identificação e capacitação para o desenvolvimento de ideias de negócio. Estas e outras novidades do concurso podem ser consultadas no website.

Grande final

Integrada no SpieUP (Semana de Promoção da Inovação e do Empreendedorismo), a grande final do iUP25k acontece no dia 24 de maio em local ainda a determinar, e será aberta ao público. Nesta sessão, os participantes vão ter a oportunidade de apresentar as suas ideias ao público para depois serem avaliadas pelo júri, que atribuirá o 1º, 2º e 3º prémios. O público também poderá votar na sua ideia favorita e atribuir o “Prémio do Público”.

Como se verificou nos anos anteriores, o iUP25k pretende sensibilizar para a inovação e o empreendedorismo e para a criação de novas empresas, continuando a consolidar os esforços feitos pela U.Porto para fomentar o empreendedorismo nas suas vertentes tecnológica e social.