O CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto) abre concurso para contratação de investigador(a) Doutorado(a) no âmbito do projeto BIOREM

Referência:  BIOREM/IA/2018-105

Projeto: BIOREM: Bioremediation of hydrocarbon pollutants by autochthonous microorganisms in aquatic environment

Duração: Contrato de trabalho a termo incerto com início previsto em Janeiro de 2019, em regime de exclusividade, nos termos legais em vigor (Código do Trabalho) – artigo 140º, nº 1 , nº 2, nº 3; e artigo 148º, nº 4) e artº 6º, nº 1 b) e nº 3 do Decreto-lei n.º 57/2016, de 29 de Agosto, na redação atual.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório Ecobiotec do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Av. General Norton de Matos, s/n, 4450- 208 Matosinhos, Portugal, inserido na equipa ECOBIOTEC.

Área de trabalho: Ciências Ambientais

Descrição do Trabalho: O candidato estará envolvido em atividades de investigação para desenvolver uma biblioteca georreferenciada de consórcios microbianos com alta capacidade de degradação de hydrocarbonetos, nativos de uma região marinha geográfica alvo. O trabalho inicia-se com o desenvolvimento do conceito de biblioteca nativa de consórcios, seguido pelo fluxo de trabalho para selecionar e preservar os consórcios nativos com alta capacidade de degradação de hydrocarbonetos. O passo seguinte é a sua identificação e caracterização ao nível taxonómico e funcional usando tecnologia de sequenciação da próxima geração genómica e metagenómica (NGS). Alguns dos consórcios microbianos nativos cooperativos selecionados serão usados para otimizar a produção em escala e para os testes ambientais.

Habilitações académicas: Doutoramento em Ciências Ambientais, Biológicas, ou afins

Remuneração: O montante é de 2.128,34 € mensais, de acordo com a Tabela Remuneratória Única (nível 33), referente ao nível inicial – artº 2º do Decreto Regulamentar n.º 11/A/2017, de 29-12.

Entidade Financiadora: Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE2020 – Programa Operacional de Competitividade e
Internacionalização (POCI) e fundos nacionais através da FCT / MCTES

Submissão candidaturas:  O concurso encontra-se aberto entre 21 de janeiro e 1 de fevereiro de 2019. As candidaturas deverão ser remetidas por email para: secretariado@ciimar.up.pt .

Edital: mais informações no edital.