Estão abertas até 21 de maio de 2015 as candidaturas para uma Cátedra Convidada em Biodiversidade no CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos-Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva, e na Universidade do Porto, financiada pela empresa REN – Redes Energéticas Nacionais e pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O CIBIO-InBIO é um centro de investigação  localizado no polo da U.Porto em Vairão, que realiza investigação de nível mundial nas áreas de biodiversidade e evolução. O Centro oferece excelentes oportunidades de investigação multidisciplinar, possuindo 18 grupos de investigação que incluem cerca de 160 investigadores doutorados e mais de 100 alunos de mestrado e doutoramento, oriundos de muitos países. O CIBIO-InBIO tem laboratórios modernos de genética e ecologia molecular e realiza projectos de investigação em todo o mundo. A Universidade do Porto acolhe, para além do CIBIO-InBIO, vários centros de investigação de excelência nas áreas de ciências ambientais e da vida, providenciando múltiplas oportunidades para a realização de projectos colaborativos e transdisciplinares.

Procura-se um cientista de excelência para fazer investigação inovadora na área da biodiversidade, com particular enfâse no impacto das atividades desenvolvidas pela REN. O candidato escolhido terá formação e experiência sólida em biologia e biodiversidade, com pelo menos cinco anos de experiência de pós-doutoramento, incluindo uma lista significativa de publicações científicas na área, orientação de teses de mestrado e doutoramento e capacidade demonstrada de atracção de financiamento para projectos de investigação. Pretende-se recrutar um investigador com fortes capacidades de liderança, que desenvolva um programa de investigação de nível internacional, estabeleça colaborações sólidas com outras instituições nacionais e estrangeiras, e com empresas, atraia financiamento externo, e que contribua no leccionamento de disciplinas de cursos de graduação e pós-graduação.

A Cátedra será financiada pela REN e pela FCT e tendo uma duração inicial de três anos. O contrato é equivalente à posição de Professor Catedrático/Investigador Coordenador (salário anual bruto de 65.000 euros aproximadamente) e será complementado com verbas destinadas à realização de trabalho de investigação.

As candidaturas para esta posição devem incluir um curriculum vitae detalhado, uma descrição detalhada das áreas de investigação de interesse e a desenvolver no âmbito da Cátedra, uma carta de motivação, bem como os contactos de três revisores e ser enviadas para [email protected].

A data prevista de início do contrato é 1 de junho de 2015.

Não há obrigação de contratar nenhum dos candidatos caso estes não preencham os requisitos solicitados. Nenhum candidato será discriminado por razões relacionadas com género, estado civil, idade, nacionalidade, origem étnica ou crença religiosa.

Mais informações através do e-mail [email protected].