O Fórum Medicina de Precisão em Oncologia irá realizar-se no próximo dia 30 de novembro, no Auditório do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

A iniciativa é da Cátedra Convidada de Inovação em Oncologia da FMUP, sob coordenação de Nuno Vale, que é também professor desta Faculdade e investigador do CINTESIS@RISE.

Em discussão estarão quatro grandes temas: Diagnósticos e Terapias de Precisão, Organizações e Estratégias em Portugal, Investigação Translacional em Oncologia, Inteligência Artificial e Saúde Digital. Deverão participar especialistas de instituições de saúde, unidades de investigação, instituições de ensino e empresas das áreas farmacêutica e tecnológica, de forma a explorar “temas e desafios inerentes à implementação da Medicina de Precisão em Oncologia”.

A abertura está marcada para as 9h10, e contará com a participação do próprio Nuno Vale e de Fernando Schmitt, professor da FMUP e coordenador do Laboratório Associado RISE. O primeiro painel, com moderação de Rui Ivo (presidente do Conselho Diretivo do INFARMED), irá contar com Xavier Barreto (presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares) e com Astrid Vicente (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Rui Henrique (IPO-Porto), irá moderar o painel seguinte, subordinado ao tema da investigação translacional, com as intervenções de Carla Oliveira e André Albergaria (i3S-FMUP) e de Júlio Oliveira (diretor da Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Inicial e presidente do Conselho de Administração do IPO-Porto).

A partir das 14h00, Fernando Osório, do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), Jacobo Muñoz (diretor médico da Janssen Pharmaceutical, Paula Sampaio (iLoF) e Fernando Schmitt (CINTESIS/RISE) debatem os diagnósticos e terapias de precisão, com moderação de Miguel Barbosa (CHUSJ).

O último painel será dedicado Inteligência Artificial e Saúde Digital, tendo como moderador Pedro Pereira Rodrigues (FMUP) e como intervenientes Ana Raimundo (CUF), José Pereira Leal (Ophiomics), Filipa Fixe (Glintt) e António Murta (Pathena).

O diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, encerrará os trabalhos, ao lado de José Dinis (DGS), João Fonseca (FMUP) e Nuno Vale (FMUP)

A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até 28 de novembro de 2022.