Encontra-se aberto concurso para a atribuição de três Bolsas de Investigação no âmbito do projeto DEWFORA (Refª 265454), com o título “Improved Drought Early Warning and FORecasting to preparedness and adaptation to droughts in Africa”, cofinanciado pela Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa Quadro (cooperação)

Texto do anúncio
Área Científica: Engenharia Civil / Ambiente

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a este concurso detentores de Mestrado nas áreas de Ciências ou Engenharia, preferencialmente com valências em Hidráulica e/ou Ambiente e com experiência em avaliação de impactes ambientais, sociais e/ou económicos.

Plano de trabalhos: Colaboração no desenvolvimento de metodologias para avaliação do risco de seca em África, admitindo as condições meteorológicas e hidrológicas atuais bem como as induzidas pelos efeitos das alterações climáticas. Esse estudo será feito através da consideração de diferentes métodos para avaliação do risco e vulnerabilidade à seca.

As atividades serão desenvolvidas sob orientação do Prof. Rodrigo Maia, coordenador do projeto na FEUP.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt) e Regulamento de Bolsas da Universidade do Porto.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente do Departamento de Engenharia Civil, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Doutor Rodrigo Jorge Fonseca de Oliveira Maia.

Duração da(s) bolsa(s) e Regime de Atividade: A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em Outubro de 2013, em regime de exclusividade.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e experiência requerida (60%/40%).

Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Prof. Doutor Rodrigo Maia

Vogal Efetivo: Prof. Doutor José Tentúgal Valente

Vogal Efetivo: Prof. Doutor João Pedro Pêgo

Vogal Suplente: Prof. Doutor Francisco Veloso Gomes

Vogal Suplente: Prof. Doutor Manuel Maria Pacheco Figueiredo

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por classificação final, no site da Universidade do Porto https://noticias.up.pt/oportunidades/, e os candidatos informados por email da lista ordenada por classificação final.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 11-09-2013  a 24-09-2013.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email, com indicação da referência do projeto (DEWFORA-265454) para [email protected], com conhecimento para [email protected], indicando o nome do projeto e acompanhadas dos seguintes documentos: carta de motivação, Curriculum Vitae detalhado, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.