Está a decorrer até 15 de janeiro de 2013Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento, a decorrer em Portugal e na Carnegie Mellon University (CMU), nas áreas de:

• Engenharia Informática/Informática / Ciência de Computadores / Robótica (até 15 de dezembro de 2012);
  • Engenharia Electrotécnica e de Computadores (até 15 de dezembro de 2012);
  • Interacção Humano-Máquina (até 15 de dezembro de 2012);
  • Tecnologias da Língua Falada (até 15 de dezembro de 2012);
  • Matemática Aplicada (até 15 de janeiro de 2013);
  • Mudança Tecnológica e Empreendedorismo (até 15 de janeiro de 2013);
  • Engenharia e Políticas Públicas (até 15 de janeiro de 2013).

O Programa Carnegie Mellon Portugal é uma parceria internacional na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, financiada pela FCT, que envolve nove universidades portuguesas (Aveiro, Católica Portuguesa, Coimbra, Madeira, Minho, Nova de Lisboa, Lisboa, Porto, Técnica de Lisboa), quatro laboratórios associados (INESC ID, INESC TEC, IT e ISR), a Carnegie Mellon University e mais de 80 empresas.

Tem como particularidade o facto de as bolsas de doutoramento serem de grau dual, ou seja, no final do doutoramento os estudantes recebem um diploma da Universidade portuguesa e um diploma da Carnegie Mellon University, reconhecida internacionalmente como uma das melhores universidades do mundo. De salientar que o programa foi pioneiro no desenvolvimento de modelos de colaboração e parceria entre instituições de ensino superior, institutos de investigação e empresas, que estão hoje a ser replicados noutras partes do mundo.

Mais informações disponíveis no website da FCT e em www.cmuportugal.org.