Encontram-se abertas as candidaturas para as bolsas de doutoramento de grau dual na área das Tecnologias de Informação e Comunicação do Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O período para candidaturas decorre até 15 de dezembro e 15 de janeiro de 2016, de acordo com as áreas de investigação consideradas.

De forma integrada com o financiamento das Iniciativas Empreendedoras de Investigação (ERIs), este concurso lançado pelo Programa CMU Portugal, do qual a U.Porto vem sendo um parceiro privilegiado, inclui novas oportunidades de investigação em oito áreas distintas, consideradas ‘chave’ no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Ciência de Computadores; Robótica; Engenharia Informática; Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Tecnologias da Língua; Matemática Aplicada; Mudança Tecnológica e Empreendedorismo; e Engenharia e Políticas Públicas.

“Uma das particularidades de destaque dos doutoramentos no âmbito do Programa CMU Portugal é a oportunidade de no final os doutorados receberem dois diplomas, um da universidade portuguesa e outro da CMU,” salienta João Claro, diretor nacional do Programa CMU Portugal. “Os nossos doutorandos têm tido oportunidades únicas e são catalisadores de inovação em diferentes ambientes”, acrescenta.

Desde o arranque do Programa CMU Portugal, em 2006, já mais de 40 estudantes terminaram o seu doutoramento de grau dual e ingressaram na academia e na indústria. Atualmente, o Programa conta com 56 estudantes de doutoramento de grau dual.

Em 2014, com o objetivo de reforçar o ecossistema de educação, investigação e inovação criado entre universidades, laboratórios de investigação e empresas em Portugal, e a CMU, o Programa lançou a oportunidade de realização de estágios de investigação na CMU para estudantes portugueses que estejam a concluir, ou tenham concluído recentemente, o seu mestrado. “O programa de estágios de investigação na CMU tem tido um enorme sucesso tanto como alicerce para novas colaborações, como na captação de talento em Portugal para os programas de doutoramento de grau dual,” conclui João Claro acrescentando: “neste momento este programa já envolveu mais de 25 estudantes, metade dos quais já avançou ou pondera avançar com a candidatura a um dos programas de doutoramento de grau dual”.

Mais informações em www.cmuportugal.org  ou em www.fct.pt.