No âmbito do Projeto Europeu UPGRID (Horizon 2020), o INESC TEC está à procura de candidatos das áreas de Engenharia Eletrotécnica, ramo de Sistemas de Energia, para ocupar uma bolsa de investigação na área das redes elétricas inteligentes, nomeadamente na definição e desenvolvimento de funcionalidades avançadas para monitorização e controlo de redes de baixa tensão com elevada integração de recursos elétricos distribuídos (produção de base renovável e carga flexível).

O Bolseiro será integrado numa equipa multidisciplinar referenciada internacionalmente pela sua alta especialização nos problemas da integração de energia eólica e renováveis em geral nos sistemas elétricos, geração distribuída e smart grids, para além de todas as áreas principais clássicas associadas ao planeamento e operação de sistemas de energia. Terá a oportunidade de trabalhar com o estado da arte em técnicas de monitorização e gestão de redes elétricas, desenvolver e operacionalizar novas funcionalidades, disseminar os resultados em conferências e publicações científicas.

As tarefas a realizar envolvem o desenvolvimento e operacionalização de funcionalidades avançadas para monitorização e controlo de redes de baixa tensão e possuem uma forte componente de demonstração em ambiente real, num piloto de larga escala a implementar em Portugal. Concretamente, pretende-se que o bolseiro:

•Reveja as especificações das funcionalidades de monitorização e controlo para rede de BT já desenvolvidas;

•Desenvolva e operacionalize, em conjunto com outros elementos da equipa, os algoritmos computacionais para essas funcionalidades;

•Participação no processo de instalação no terreno, em conjunto com outros elementos da equipa, das ferramentas desenvolvidas.

Qualificações procuradas:

•Conhecimentos relacionados com sistemas SCADA e Gestão de redes elétricas (será valorizada experiência anterior);

•Conhecimentos de programação (e.g., Pyhton, C, Matlab, etc.);

•Fluência em Inglês (falado e escrito). V

Valor base da bolsa: 980 € por mês, seguro social voluntário e ainda remuneração adicional trimestral em função do desempenho que pode ascender até um máximo de 50% do valor mensal da bolsa.

Referência: AE2015-0019 (UPGRID – CPES)

Nome do Projecto: UPGRID

Valor Mensal de Referência: €980,00

Período de Candidatura: 2015-02-23  até  2015-03-09

Edital: clique aqui para ver o ficheiro

O Formulário de Candidatura ficará disponível durante o período de candidatura