Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Mestre) no âmbito do projeto Tecnologia de Apoio em Tempo-Real ao Canto /Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, PTDC/SAU-BEB/104995/2008, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC).

Área Científica: Ciências da Saúde – Biomateriais e Engenharia Biomédica (principal) e Engenharia Eletrotécnica – Telecomunicações (secundária).

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a este concurso mestres em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores ou equivalente, devem possuir boas competências em programação e revelar forte motivação por estudos sobre voz. É fator preferencial uma formação académica sólida em processamento digital de sinal e experiência em trabalhos de investigação em processamento digital de sinal aplicado a fala, canto, música ou voz.

Plano de trabalhos: Os trabalhos a desenvolver no âmbito desta bolsa visam contribuir para dar realização aos objetivos propostos no âmbito das Tarefas 2, 3, 4 e 6 do Projeto (ver em http://gnomo.fe.up.pt/~voicestudies/artts/), nomeadamente:

No âmbito da Tarefa 2: A partir de uma plataforma já existente (SingingStudio), projetar, implementar e validar tecnologias interativas de análise, interpretação, representação musicalmente informativa e de feedback visual de sinal de voz cantada e que coadjuvem no desenvolvimento de metodologias de ensino, aprendizagem e treino do canto.

No âmbito da Tarefa 3: Colaborar no desenvolvimento do algoritmo de conversão da linha melódica extraída a partir do canto em ambiente SingingStudio, para uma interface/representação visual de pauta musical observando regras musicais e estruturada com base em notação simbólica de música. Esta interface deve incorporar capacidades básicas de edição e permitir a exportação em ficheiro adequado para posterior edição em editores profissionais. Assistir no desenvolvimento, instalação e adaptação de uma versão adequada da plataforma SingingStudio para instalação na Casa da Música servindo propósitos didáticos de ensaio da voz cantada e realização musical a partir do canto, para um público diferenciado, nomeadamente no contexto de workshops.

No âmbito da Tarefas 4 e 6: Assistir no desenvolvimento de algoritmos capazes de efetuar a monitorização contínua de sinais de fala ou canto, numa perspetiva preventiva, usando características apropriadas dos sinais para sinalizar perturbações ou a ocorrência de regimes de esforço na utilização quer da voz falada, quer na voz cantada e que possam conduzir a distúrbios vocais.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2012 da FCT e Regulamento de Bolsas da Universidade do Porto.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Lab. I324), sob a orientação científica do Professor Doutor Aníbal João de Sousa Ferreira e implicará articulação com investigadores de outras instituições envolvidas no Projeto, concretamente a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e a Universidade Católica Portuguesa.

Duração da(s) bolsa(s) e Regime de Atividade: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em 14-01-2013, em regime de exclusividade. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 12 meses, não excedendo contudo o fim do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).
O pagamento será efetuado por transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: formação académica incluindo graus académicos e unidades curriculares concluídas, apreciação de dissertação de mestrado, experiência e resultados de investigação prévia em áreas relevantes para os objetivos da Bolsa, com a respetiva valoração de 40%, 20% e 40%.

Composição do Júri de Seleção: O Presidente de Júri será o Prof. Dr. Aníbal Ferreira (FEUP), serão vogais o Prof. Dr. Eurico Carrapatoso (FEUP) e Prof. Dr. Luís Corte-Real (FEUP).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por classificação final obtida e afixada em local visível e público da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de correio eletrónico (email). Todos os candidatos serão também notificados por e-mail da lista ordenada por classificação final.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 10 de dezembro de 2012 a 28 de dezembro de 2012.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio por e-mail de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: carta de motivação; Curriculum Vitae detalhado; cópia de diplomas/certificados académicos; contactos de duas personalidades disponíveis para fornecer referências e, possivelmente também, outros documentos considerados relevantes pelo candidato. Se necessário, serão realizadas entrevistas presenciais ou por videoconferência com os três candidatos melhor posicionados na apreciação global.

As candidaturas devem ser remetidas para:
Prof. Aníbal Ferreira
Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores