Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projecto/instituição de I&D “Sex at the edge: How temperature influences sexual selection” no ICETA-Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares (PTDC/AAC-CLI/112936/2009), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC).

Texto do anúncio

Título: Bolsa de Investigação

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projecto/instituição de I&D “Sex at the edge: How temperature influences sexual selection” no ICETA-Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares (PTDC/AAC-CLI/112936/2009), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC) nas seguintes condições:

Área Científica: Ambiente e Alterações Climáticas

Requisitos de admissão: Mestrado em Biologia ou em áreas afins. Experiência prévia em técnicas moleculares (extracção de DNA, PCR, análise e interpretação de dados) e trabalho de campo (captura e manuseamento de peixes). Bons conhecimentos da língua inglesa (oral e escrita).

Plano de trabalhos: O(a) Bolseiro(a) será responsável pela execução de técnicas laboratoriais (extracção de DNA, PCR, análises de parentesco, sequenciação, etc.) e pela análise dos dados obtidos. Será também responsável pela manutenção de uma base de dados fotográfica, contendo informação fenotípica da espécie a estudar. Poderá ainda participar na redacção de artigos científicos.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010 e conforme Regulamento para atribuição de Bolsas do ICETA aprovado pela FCT.

Local de trabalho: O trabalho decorrerá no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO, Universidade do Porto) do Instituto de Ciências Agrárias e Agro-alimentares (ICETA) ou noutros locais (nacionais ou estrangeiros) necessários à execução do plano de trabalhos, sob orientação científica do Doutor Nuno Monteiro.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de um ano, com início previsto em 01 de Maio de 2013.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, no país (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este montante, acresce o pagamento do Seguro Social Voluntário e do Seguro de Acidentes Pessoais. A bolsa será paga através de transferência bancária.

Métodos de selecção: O método de selecção consistirá numa avaliação curricular (40%), avaliação da experiência e formação complementar na área do projecto (40%) e avaliação do grau de motivação do(a) candidato(a) (20%). Em caso de necessidade, poderão ser realizadas entrevistas. O júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior à pretendida.

Composição do Júri de Selecção: Doutor Nuno Monteiro (Investigador Responsável e Presidente do Júri), Doutor Albano Beja Pereira e Doutora Natividade Vieira.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada a afixar nas instalações do CIBIO, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de correio electrónico ou telefone. Os resultados do concurso serão comunicados aos restantes candidatos através de correio electrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O período de aceitação de candidaturas decorrerá entre 05 a 19 de Abril de 2013.

As candidaturas devem ser constituídas obrigatoriamente por um Curriculum Vitae e uma carta de motivação.

As candidaturas devem ser enviadas exclusivamente por correio electrónico para: [email protected]

Ref BI – SEXSELECTION
Sara Lemos Ferreira